Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Rodeio, gastronomia e voo livre no roteiro de festas deste fim de semana

Quem passar pelo 31º Nacional Rodeio de Campo Bom estará sendo vigiado por seis câmeras de vigilância. É o Big Brother dos pampas, que pre...


Quem passar pelo 31º Nacional Rodeio de Campo Bom estará sendo vigiado por seis câmeras de vigilância. É o Big Brother dos pampas, que pretende garantir a segurança dos mais de 35 mil visitantes previstos para circular pelo local até amanhã. Uma grande estrutura foi montada nos dez hectares do parque do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Campo Verde, na Avenida dos Municípios. Além das câmeras, controladas em uma central de monitoramento, 43 seguranças atuarão no local.

O secretário da patronagem do CTG, Ivanir Klein, diz que as seis câmeras estão colocadas estratégicamente nas entradas de pedestres, de carros, no estacionamento e comércio, na tentativa de evitar ocorrências. "O estacionamento também estará sendo vigiado por seguranças em guaritas", acrescenta.

A utilização da tecnologia na programação ocorre desde o ano passado e foi aprovada por quem participa do acampamento. "Tudo o que for para ajudar na segurança e evitar pessoas que não estão interessadas em participar com alegria do rodeio, é bem-vindo", diz o industriário Elton Oliveira, 48 anos.

"Para a gente que fica aqui de madrugada dá mais segurança, é uma garantia", completa o pedreiro Juarez Sorgedz, 48. A central de monitoramento funcionará na secretaria principal do rodeio, onde equipes se revezarão para ficar de olho nas imagens, 24 horas por dia.

A festa, que começou na quinta-feira, tem estrutura renovada. Além da nova cancha de tiro de laço, o local tem mais 30 banheiros e espaço para camping ampliado. O patrão do CTG Campo Verde, Mário Schlimdwein, destaca ainda a construção de 50 metros de arquibancada ao lado da cancha de laço. No local, foram erguidas ainda duas varandas, cada uma com seis metros de largura. A nova cancha de tiro de laço demorou cinco meses para ficar pronta. O espaço segue as medidas oficiais do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e tem 250 metros de comprimento por 38 metros de largura, incluindo as mangueiras de largada e fundos. Da saída dos cavalos até a casamata do juiz são 150 metros para os peões poderem laçar o gado.

A programação campeira de hoje será aberta às 8h30, com as provas de laço piá. Uma das grandes atrações noturnas de hoje será a prova de gineteada, que começa às 21 horas. Na parte artística, o início dos concursos será às 14 horas.

Sonho de ser rainha mobiliza jovens

Será conhecida hoje em Nova Hartz a corte da 8.ª Kolonie Hartz Fest, no Pavilhão de Eventos da prefeitura, com a participação de 15 candidatas, a partir das 21 horas. A festa ocorrerá dias 3,4,5,10,11 e 12 de julho. Já em Três Coroas, 24 jovens concorreram na noite de ontem ao título de rainha e princesas da 9ª Três Coroas em Festa, que comemorará, em maio, o cinquentenário do município. Até o fechamento desta edição o resultado não tinha sido divulgado.

Na festa realizada ontem em Três Coroas também seria lançado o selo comemorativo dos 50 anos da cidade, no Ginásio de Esportes. A 9.ª Três Coroas em Festa ocorrerá de 1º a 12 de maio, que é o dia da emancipação do município. Desde e o final de fevereiro, as candidatas participam de uma rigorosa maratona de ensaios e treinamentos.

Em Nova Hartz as 15 candidatas também passaram por uma intensa preparação para a noite de hoje. Segundo o diretor do Departamento de Cultura, Luciano Fleck, as jovens participaram de palestras de nutrição, psicologia, odontologia, aulas de história do município, noções de etiqueta, performance na passarela e oratória. Todas residem no município há pelo menos dois anos e as idades variam entre 16 e 20 anos. A festa terá animação da Banda Eccos e, no Palco Alternativo, Detonasom.

Cuca também é coisa de homem em Rolante

Colocar a mão na massa também é tarefa masculina. Durante a 13ª Kuchenfest 16 cuqueiros, dividos em escalas, revezam-se para ajudar no preparo das cucas. Ao todo, 50 cuqueiras e cuqueiros fazem o prato principal da festa: a cuca, em 23 diferentes sabores. A Kunchenfest segue até domingo, com uma intensa programação de shows que atende a todos os tipos de público. Hoje a atração será a banda Nenhum de Nós e, amanhã, Milionário e José Rico. Também hoje e amanhã Rolante sediará uma das etapas do Campeonato Gaúcho de Voo Livre.
O segredo de um boa cuca está na preparação da massa. Quem diz isso são os irmãos cuqueiros Sperafico, Neri, 58 anos, e Loreno, 61. Eles revelam que preparam o doce tradicional com todo carinho. "Há três anos faço as massas das cucas. Aprendi com minha mãe. Já é tradição, e em casa também faço. Saber nunca é demais e não ocupa espaço na cabeça", brinca Neri. Já Loreno conta que sua especialidade é o doce cueca virada, mas que adora fazer cucas, tanto que há dois anos também ajuda no preparo da festa. "Trabalhamos das 6 horas até a meia-noite. É cansativo, mas ao mesmo tempo é muito prazeiroso", afirma Loreno.
Ontem à tarde a festa começou animada, com o retorno do baile da Terceira Idade. Para a rolantense Terezinha Schmidt, 52, e sua sogra, Selma Schmidt, 82, a Kuchenfest está muito divertida. "Quase não saio de casa, mas minha nora me carregou para cá e estou gostando muito", comenta Selma.

Campeonato Gaúcho de Voo colore os céus do Paranhana

Competidores das regiões do Vale do Sinos, Serra, litoral, Grande Porto Alegre já confirmaram participação nas etapas do Campeonato Gaúcho de Voo Livre marcada para hoje e amanhã em Rolante. A competição, que ocorre no Morro Grande, terá 54 pilotos de paraglider e de 25 de asa-delta. De acordo com o presidente do Clube MG 10 de Rolante, e um dos organizadores, Edson Fridrich a expectativa é de um grande evento. "A previsão é de que o sol predominará no céu de Rolante. Já estão confirmados 54 pilotos de paraglider e 25 de asa-delta, porém, pode aumentar o número de competidores’’, afirma o presidente.
Ele também revela que nos anos anteriores a programação era denominada festival, mas este ano a organização conseguiu transformá-lo em uma etapa do campeonato gaúcho. "O diferencial é que este ano não é apenas um festival. Faz parte integrante do campeonato gaúcho. A estrutura está ótima, a estrada também está em boas condições. Há todo um cuidado e medidas de segurança também está presente’’, revela Fridrich. A organização é do Clube MG 10 de Rolante e da Escola de Voo Livre Cia do Ar, de Sapiranga, com apoio prefeitura.

Informações do Portal Diário de Canoas.

Nenhum comentário