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Jayme Caetano Braun, o mestre do improviso

Dez anos depois da sua morte, aos 75 anos, o inimitável pajador de Bossoroca continua sendo reverenciado como um dos maiores artistas do no...

Dez anos depois da sua morte, aos 75 anos, o inimitável pajador de Bossoroca continua sendo reverenciado como um dos maiores artistas do nosso tempo no Rio Grande do Sul e um homem que estava sempre disposto a defender a cultura e os valores do gaúcho no palco ou longe dele.

Ao completar uma década da morte do pajador Jayme Caetano Braun, o frio parece o mesmo daquele 8 de julho de 1999, em Porto Alegre, numa oposição poética ao calor do dia 30 de janeiro de 1924, quando nasceu em Bossoroca. O pajador missioneiro foi divisor de águas na cultura gaúcha e viveu seus 75 anos com dignidade e reconhecimento. Era poeta comparável aos de fama nacional, mas seus versos ficaram presos entre os horizontes do gauchismo. Foi o maior improvisador e um dos artistas regionalistas mais aplaudidos de seu tempo. Contudo, a pajada somente foi reconhecida oficialmente pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) dois anos após sua morte.

Foi exército de um homem só por 20 anos, quando começaram a surgir seus primeiros seguidores no improviso, dentre os quais me enquadro. A pajada sobrevive graças a Braun com sua força poética, persistência, defesa dos valores do gaúcho, poder de oratória, postura artística e evolução espiritual. Porque quando ele improvisava, as almas pré-colombianas convertiam sóis e luas pro interior de sua voz. Seus versos campeiros, filosóficos e de protestos possuíam luz transcendental.

Por isso sua poesia foi aplaudida e sentida, tornando-se eterna lança a sublimar corações. Quando pajava, era o Rio Grande cantando. E, entre uma estrofe e outra, se ao pensar fechava os olhos, recebia imagens, transcritas pela linguagem em que a palavra era o ato. Porque os versos removiam os escombros da injustiça, para quebrar o silêncio dos ancestrais massacrados, para mostrar o repúdio ao sofrimento da gente, aos desmandos dos governos e aos feitos ditatoriais que arrancaram sangue e lágrima do povo brasileiro. Era dono de um raro dom, o de reescrever a história e ser divisor do tempo. Tinha razão o poeta Balbino Marques da Rocha que previu o calendário mudado na esfera cultural gaúcha pra antes e após Braun.

Como todos no universo, em qualquer degrau do tempo, não teve unanimidade da crítica com sua arte, porque cantava solito e resgatava dignamente a tradição de seu povo, que a maioria pensante não sabia da existência. Chegou a ser acusado de imitar castelhanos por ter aprendido a estrutura da Décima Espinela com o poeta uruguaio Sandálio Santos (Nicácio Garcia Beriso). Braun, na pujança de seus 34 anos de idade, estava resgatando o improviso com instrumental de cordas, que hoje sabe-se é o princípio desta arte dos tempos mais remotos no Rio Grande primitivo. Este canto brasileiro esteve presente no período da Revolução Farroupilha. Há registros bibliográficos sobre Pedro Canga (Pedro Muniz Fagundes), Francisco Pinto da Fontoura, Delfina Benigna da Cunha, Francisco Xavier Ferreira... E depois, a Décima Espinela seguiu no tempo com Manuel Luís Osório, Manuel do Carmo (M. Pereira Fortes), Felix Contreiras Rodrigues (Piá do Sul) e outros.

A pajada, resgatada por Braun, tem raiz cultural na herança lusa da lírica medieval da baixa idade média, dos trovadores galaico-portugueses, dos cantadores açorianos e também dos troveiros espanhóis. Ele não o fez por acaso. Quando, em junho de 1958, protagonizou com Santos sua primeira pajada, no 2º Rodeio de Poetas da EPC, em Caxias do Sul, estava preparado. Havia presidido no ano anterior, assessorado de Dimas Costa, João Pio de Almeida e Vasco Leria, a comissão de estudos das correntes da poesia gauchesca do 1º Rodeio de Poetas. Esta comissão tratou, entre outros temas, de pajadorismo, epigrama, vultos exponenciais em cada época e corrente, e década Farroupilha. Por isso, conhecia o caminho que trilhou com talento e sabedoria. Conquistou galpões e palácios, analfabetos e literatos, velhos e jovens, o seu tempo e o futuro. É responsável pelo surgimento de novos pajadores e do chamado Movimento Pajadoril Gaúcho.

É responsável pelo surgimento do Movimento Pajadoril Gaúcho e inspiração para novos pajadores que alargam os horizontes do verso rio-grandense. A nova geração de repentistas em décima do Rio Grande do Sul torna realidade a integração das três pátrias pampianas, que tanto Braun sonhou. Hoje há discos produzidos com pajadores do Brasil, Uruguai e Argentina, e participações em encontros internacionais nestes países, no Chile, na Venezuela, Espanha e Portugal. Seus seguidores levam seu nome a estes e outros países, e hoje Jayme Caetano Braun é comparável aos principais improvisadores e decimistas do mundo, como Índio Ñabori, de Cuba, Carlos Molina, do Uruguai, e Miguel Candiota, da Espanha.

A nova geração de pajadores orgulha-se de poder divulgar o talento de Braun, inclusive nos demais estados brasileiros, e já contabiliza diversas atuações, especialmente no eixo Rio-São Paulo. É recebido por seus seguidores como um aplauso póstumo, o fato de uma obra de Braun abrir o CD da maior pesquisa sobre a poesia oral de improviso do Brasil, chamada Na Ponta do Verso. Lançado no Rio de Janeiro, em livro e CD, o trabalho é importante reconhecimento nacional aos novos artistas do verso repentino gaúcho e ao pajador-dos-pajadores, como o reverenciam seus discípulos.

Seu poder de transformar o mundo vai além da poética, improviso ou tradicionalismo. Num país onde a maioria dos monumentos é de militares e políticos, o pajador consegue mudar o cenário. É o único artista que empresta o nome para um viaduto em Porto Alegre. É também exclusivamente sua, a honra de haver três estátuas para o mesmo poeta no Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Passo Fundo e São Luiz Gonzaga). É o único homem civil no Estado cujo nome próprio dá título a um festival: Pajada Jayme Caetano Braun, em Sapucaia do Sul. Tem a data de seu nascimento consagrada por lei como o Dia do Pajador Gaúcho.

Além dessas, há outras honrarias que não lhes são exclusivas, mas também importantes, como a de ter seu nome na nomenclatura de entidades, a exemplo do Galpão Jayme Caetano Braun, em Porto Alegre e CTG Jayme Caetano Braun, em Brasília. Receber tributos dentro e fora do Rio Grande, a exemplo da Semana Crioula do Prado, de Montevidéu, na qual ele, um pajador argentino e outro uruguaio receberam homenagem póstuma, formando a "Pátria Grande" com a qual sempre sonhou.

Por estas e outras razões, registrar a passagem de uma década da morte de Jayme Caetano Braun, não é apenas reverenciar um vate inspirado, um pajador magistral, um sábio da regionalidade ou o estro de um pensador gaúcho. É contribuir para salvar do esquecimento esta parcela importante da poesia oral improvisada brasileira, resgatada por ele e mantida com obstinação. É alertar que a pajada é uma arte rio-grandense em legítima contextura com as mais profundas raízes lusitanas, haja vista que a poesia popular portuguesa, segundo Theophilo Braga, é mais antiga que a espanhola. Além disso, é imprimir intrínseca intenção de romper os grilhões que ainda insistem em cercear a cultura gaúcha em relação a dos demais conterrâneos.

Porque somente depois disso nossos artistas deixarão de ser comparáveis aos de reconhecimento nacional, o serão.

PAULO DE FREITAS MENDONÇA
* Jornalista e pajador

FONTE: Zero Hora 04/07/2009 - Caderno de Cultura
Sugerido por : Hilton Luiz Araldi
hiltonaraldi@gmail.com

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