Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Chama Crioula - Artigo de Zelmute Oliveira

Acendimento da Chama Crioula é o mais importante evento relacionado à cultura do gaúcho no Rio Grande do Sul. Na 62ª edição, o evento abrirá...

Acendimento da Chama Crioula é o mais importante evento relacionado à cultura do gaúcho no Rio Grande do Sul. Na 62ª edição, o evento abrirá oficialmente os festejos farroupilhas no Estado. Sua realização é itinerante e a comunidade de São Lourenço do Sul trabalhou por dois anos para conquistar o direito de sediar tão importante acontecimento. Desenvolvemos uma grande programação e buscamos parceiros para a realização de um evento marcante. Um grupo de entidades está colaborando na preparação da atividade.

Em 2009, o tema da Semana Farroupilha será “Os Farroupilhas e suas Façanhas”, em menção justa e histórica à Revolução Farroupilha (1835-1845), o mais importante acontecimento político-militar do Rio Grande do Sul. Gaúchos das 30 Regiões Tradicionalistas pertencentes ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) irão cavalgar por semanas até suas querências empunhando a centelha da Chama Crioula que será acesa em São Lourenço do Sul às 10h do dia 22 de agosto.

O ato é contornado de simbolismos históricos, culturais, econômicos e turísticos. A cerimônia de lançamento, realizada em julho no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, foi à altura dos preparativos que o município desenvolve para a data. Será um acontecimento de promoção da cultura do Rio Grande do Sul, com ênfase na história da Revolução. Iremos estabelecer relação entre a cerimônia, o roteiro Caminho Farroupilha e os serviços turísticos de São Lourenço do Sul e da Costa Doce. O ator global Werner Schünemann, que teve um dos papéis mais reconhecidos de sua carreira vivendo o General Bento Gonçalves na minisséire “A Casa das Sete Mulheres”, participará de encenação, que incluirá no roteiro o deslocamento da centelha a partir de embarcação, que atracará no Arroio São Lourenço, e deslocamento em cavalgada até a Fazenda do Sobrado, onde acontecerá o ato principal do evento. Já o Núcleo de Arte Piratinenses (NAP) se apresentará com personagens caracterizados com vestimentas de época. Além disso, o evento prestará uma homenagem aos Lanceiros Negros.

Realizar o Acendimento da Chama Crioula é um momento tão auspicioso que desperta a atenção da mídia estadual e nacional, o que contribui valorosamente na consolidação do destino turístico São Lourenço do Sul e da Costa Doce. Será um momento importante para mostrarmos para o Rio Grande e para o Brasil um pouco mais de nossas paisagens e cultura fantásticas; nosso roteiro turístico Caminho Pomerano e especialidades da gastronomia como queijo colonial, lingüiça, cucas, chimia, schnaps (cachaça) e o já famoso Caldo Lourenciano.

A Cerimônia Oficial ocorrerá no dia 22 de agosto, às 10h, na Fazenda do Sobrado, mas sua realização já intensificou o fluxo de visitação desde o anúncio de que o Município seria sede do Acendimento, realizado em Canguçu durante no Congresso Estadual Tradicionalista do MTG, em janeiro. A Chama permanecerá acesa até o dia 20 de setembro, recebendo a visitação de milhares de gaúchas e gaúchos de todo Rio Grande do Sul e até do exterior, visto que o MTG detém organização em todos os estados da federação e até em outros países. Todos serão bem-vindos a São Lourenço do Sul, “Terra de todas as paisagens” para este acontecimento cheio de significado para a cultura gaúcha.

Artigo de Zelmute Oliveira, secretário de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul

Nenhum comentário