Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Barbosa Lessa é festejado em Piratini

Vereador Juarez Machado de Farias, proponente da sessão solene. O dia 13 de dezembro, em Piratini, foi pela segunda vez festejado por ser a ...

Vereador Juarez Machado de Farias, proponente da sessão solene.

O dia 13 de dezembro, em Piratini, foi pela segunda vez festejado por ser a data de nascimento do ilustre ativista cultural, compositor e literato LUIZ CARLOS BARBOSA LESSA.

Por iniciativa do Vereador Juarez Machado de Farias (PSB) realizou-se nesse dia uma sessão solene, às 09h30min, na Câmara de Vereadores que contou com várias homenagens e com grande número de pessoas presentes.

Foram convidados para compor a mesa da solenidade, o Professor João Manoel Ribeiro Ferreira, Presidente da Academia Piratiniense de História, e Daniele Martins Amaral, Diretora do Museu Histórico Municipal Barbosa Lessa.

O Vereador Juarez fez o primeiro discurso, dizendo de seu empenho para que a obra literária de Barbosa Lessa seja estudada nas cadeiras de literatura da educação básica, o que foi, inclusive, tema de Trabalho de Conclusão de Curso de Letras que o mesmo finalizou, este ano, tendo obtido nota máxima.

A Diretora do Museu falou da importância da instituição por ela dirigida pois, enquanto o Museu Histórico Farroupilha tem seu acervo restrito ao período da Guerra dos Farrapos, o Museu Histórico Municipal Barbosa Lessa abriga toda a história do Município de Piratini.

Jayme Lucas D'Ávila, membro da Academia Piratiniense de História, fez um discurso emocionado, ao se reportar a 1959, quando morava na capital paulista e compareceu ao lançamento da obra "Os Guaxos", de autoria de Barbosa Lessa que, à época, também residia em São Paulo e que o recebeu, calorosamente, como um conterrâneo, como ele, ambos "extraviados", longe de seu pago.

O Professor João Manoel Ferreira falou da importância de se preservar o legado de Barbosa Lessa, que é o de manter viva a identidade riograndense, oportunidade em que propôs que todos os cidadãos e cidadãs de nosso município se mantenham vigilantes quanto aos conteúdos dos meios de comunicação para que se evite a veiculação de obras musicais que desrespeitam os valores fundamentais do ser humano, como a ética e a dignidade, e se valorize as obras de bons fundamentos, por meio de pedidos aos programadores das emissoras a fim de se incentivar tais produções.

A Professora e Escritora Iracema Ferreira Dutra, também membro da Academia Piratiniense de História, destacou a relevância da obra literária de Barbosa Lessa.A homenagem seguiu-se com as seguintes apresentações artísticas: do jovem Alonso Garcia, que declamou o poema "Treinando pra ser gaúcho" de Barbosa Lessa; da música "Negrinho do Pastoreio" , do mesmo autor, apresentada pelo Grupo Beija-Flor da Escola Estadual Ruy Ramos; e da leitura pelo Vereador Juarez de um poema do jovem estudante Wiliam Machado Castro, feito especialmente para o homenageado.

O Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Desporto, Sérgio Moacir Rodrigues de Castro, parabenizou o Vereador Juarez pelo trabalho em prol do destaque à obra de Luiz Carlos Barbosa Lessa, bem como pelas questões culturais por ele levantadas, destacando a lei municipal nº 824/2006 que trouxe o debate sobre o movimento musical "tche music", iniciativa essa que, segundo ele, tem recebido elogios por pessoas de distantes localidades do Estado e do país.

A Diretora Daniele aproveitou a oportunidae para distribuir aos jovens que realizaram apresentações artísticas algumas obras compactas de Barbosa Lessa.


Mais texto e fotos: www.juarezmachadodefarias.blogspot.com

Nenhum comentário