Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Regra do MTG trava a realização de rodeio

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul O cultivo do tradicionalismo gaúcho, resguardado por eventos, é alvo de polêmica na região: agendado...

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

O cultivo do tradicionalismo gaúcho, resguardado por eventos, é alvo de polêmica na região: agendado para este fim de semana, o Rodeio de Pinhal Santo Antônio não poderá ser realizado devido às normas adotadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A data do evento, no interior de Sinimbu, coincide, em parte, com o período da 25º Festa Campeira do Estado do Rio Grande do Sul (Fecars), iniciativa da entidade, que ocorre desde essa quinta-feira até domingo, no Parque do Trabalhador, em Campo Bom.

Organizado pelo Piquete de Tradições Gaúchas (PTG) Furtuoso dos Reis, o Rodeio de Pinhal Santo Antônio ocorre no terceiro final de semana de março há 35 anos. Além de oferecer atividades campeiras e culturais, reúne, tradicionalmente, pessoas de diversas partes do Estado – especialmente quem possui algum tipo de vínculo com o interior de Sinimbu. No fim de semana em que o rodeio é realizado, ganha destaque a confraternização entre as famílias nos acampamentos.

De acordo com o regulamento do MTG, nenhuma entidade filiada ao Movimento pode promover atividades nas datas da festa campeira estadual, sob pena de advertência, suspensão ou desfiliação. O presidente do MTG, Erival Bertolini, afirma que as entidades foram orientadas a não programar eventos para essas datas. “É possível desenvolver atividades no restante dos demais dias do ano, mas esse é um fim de semana voltado para o MTG, com a participação de diversas regiões do Estado”, explica.

Bertolini lembra que, ao se filiar, as entidades conhecem as normas do MTG e concordam em segui-las. “Quem quiser participar do Movimento, que ajude a preservar as tradições e obedeça o regulamento. Não podemos abrir exceções”, avalia. O presidente do MTG confirma que o desrespeito às normas pode causar a desfiliação da entidade. “O Movimento é sério e organizado, e trabalha para preservar os valores da tradição”, destaca.

O patrão do PTG Furtuoso dos Reis, Alcindo dos Reis, enfatiza que discorda do MTG, mas irá respeitar a decisão: o Rodeio de Pinhal Santo Antônio, em Sinimbu, não será reprogramado. “No nosso entendimento, o Movimento está prestando um desserviço à tradição. Trata-se de uma norma totalmente equivocada. O rodeio é consolidado, tem mais de 30 anos”, defende-se. Em torno de 10 mil pessoas costumam participar do evento nos fins de semana. “Pedimos aos tradicionalistas que nos desculpem”, lamenta. Reis acredita que os dirigentes do MTG precisam rever a decisão para não prejudicar outras entidades e voltar a promover o rodeio.

O que diz o regulamento

O artigo 86 do regulamento da Fecars informa que é vedada a toda e qualquer entidade filiada ao MTG realizar eventos nas datas da festa campeira, sob pena de carta de advertência, suspensão temporária ou cassação da inscrição no Movimento. A norma foi aprovada em julho de 2011, durante a 76ª Convenção Tradicionalista Gaúcha. O coordenador da 5ª Região Tradicionalista (RT), Luiz Clóvis Vieira, explica que o cumprimento da norma entrou com força neste ano, pois anteriormente os calendários de eventos das entidades já estavam definidos.

Antes da decisão do MTG, o patrão do PTG Furtuoso dos Reis, Alcindo dos Reis, chegou a formular um abaixo-assinado com assinaturas de 40 patrões, pedindo que o Movimento mudasse a regra. Para ele, o evento de Sinimbu não atrapalharia, de forma nenhuma, a festa promovida pelo MTG em Campo Bom. Já o coordenador da 5ª RT não descarta a possibilidade de reunir as entidades da região para fazer um levantamento da opinião dos patrões quanto ao regulamento. Outras regiões poderão participar da defesa da causa.

Fonte: Jornal Gazeta do Sul

Nenhum comentário