Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE
Tuesday, January 21

Pages

Classic Header

Top Ad

Últimos chasques

Pirisca Grecco assina trilha e dá vida a tenente em 'Os Senhores da Guerra'

 Cantor comemora parceria com diretor Tabaja Ruas e poeta Luiz Coronel     Nesta segunda-feira (15), ocorreu em Porto Alegre um...

 Cantor comemora parceria com diretor Tabaja Ruas e poeta Luiz Coronel
 

Nesta segunda-feira (15), ocorreu em Porto Alegre um coquetel que marcou o início das filmagens de "Os Senhores da Guerra Parte II - Passo da Cruz". O longa-metragem de Tabajara Ruas dá continuidade à saga que iniciou com "Os Senhores da Guerra Parte I - Passo das Carretas", atualmente em fase de finalização. Quem também comemora o projeto é Pirisca Grecco, músico nativista, que além de assinar a trilha sonora da produção, estreia no elenco.

O filme, baseado na trama do livro de José Antonio Severo, narra a história verídica dos irmãos Júlio e Carlos Bozano, jovens da elite gaúcha que, no início do século XX, se enfrentam em lados opostos na guerra civil de 1924.

No âmbito musical, Pirisca realizou parceria com o poeta Luiz Coronel. A convite do diretor Tabajara Ruas, Coronel escreveu poemas para cada personagem de destaque. Depois de receber o resultado por escrito, o compositor nativista iniciou a criação das músicas. Escolheu quatro linhas de cada poema e transformou-as em milongas.

- Eu pedi para o Tabajara Ruas para acompanhar o set de filmagem e a criação dos personagens. Então pude entender a musicalidade de cada um. Fiz as canções com os poemas em apenas uma noite. Cheguei para o Coronel com o meu violão em punho e apresentei-as. Ele foi muito receptivo – relatou Pirisca ao site do Galpão Crioulo.
 

 


Para o cantor e compositor, um dos principais pontos positivos de comparecer nas gravações é divulgar a arte gaúcha para profissionais que circulam por todo o Brasil. Além de seis canções feitas em parceria com Luiz Coronel, Pirisca também compôs uma música instrumental que acompanhará a cena de uma grande batalha no filme. A parceria com o poeta é tão comemorada que os dois já pensam em fazer um CD com o resultado do trabalho.

- O nome do CD, sugerido por Coronel, poderá ser "Milongas de Amor e Guerra". Para mim é uma honra estar ao lado dele, que já circulava pela Califórnia da Canção Nativa (festival) quando eu ainda estava engatinhando. Estou procurando me “comportar bem” para concluir esse projeto – brinca Pirisca.

O diretor Tabajara Ruas conta que esta é a segunda parceria com o músico. Pirisca participou da trilha sonora para o documentário "Brizola: Tempos de Luta".

- Ele é um cara de palco e não é uma novidade representar. Ele canta, mas o bom cantor, na verdade, também atua - explica Tabajara.

Em cena, o gaúcho nascido em Uruguaiana vai viver o Tenente João Cândido do Amaral, um chimango que é músico. Durante a guerra, ele utiliza sua gaita para animar os companheiros que demonstram medo e tristeza.


- O convite foi devido ao talento dele, não foi pelos belos olhos (risos). Ele é um baita músico e ele não conhece só a música aqui do Rio Grande, mas também de diversas formações, conhece rock, clássica, mas nesse caso nós queríamos uma musica nativista. Vamos explorar os instrumentos da banda dele, a Comparsa Elétrica - revela o diretor.

O elenco de "Os Senhores da Guerra" é constituído, em sua maioria, por atores e artistas gaúchos. Pelo menos mil figurantes foram convocados para fazer as cenas das batalhas. Rafael Cardoso e André Arteche vivem os irmãos Bozano, que contracenam com Leonardo Machado, Elisa Brites, Marcos Breda, Marcos Verza, Sissi Venturin, Sirmar Antunes, Zé Victor Castiel, Roberto Birindelli, Zé Adão Barbosa, Heinz Limaverde, Laura Medina e Miguel Ramos.

Os filmes devem ser lançados em sequência, no segundo semestre deste ano. A ideia ainda está sendo trabalhada, segundo Tabajara:

- Podemos lançar o primeiro no cinema e, duas semanas depois, o segundo. Podemos também juntar os dois, ou lançar uma caixa com os DVDs. Queremos também fazer uma minissérie de seis capítulos.
Fonte - Programa Galpão Crioulo

Siga o twitter @galpaocrioulo e curta a página facebook.com/galpaocrioulosrbstv

Fonte: Rádio Fronteira Gaúcha
 




Nenhum comentário