Porca Véia anuncia fim de carreira. Último baile sera no dia 22 de dezembro Um dos principais expoentes da música regionalista gaúcha ...
Porca Véia anuncia fim de carreira. Último baile sera no dia 22 de dezembro
Um dos principais expoentes da música regionalista gaúcha vai encerrar a carreira no final do ano. Músico, compositor egaiteiro por demais, Porca Véia, 61 anos, disse que vai se dedicar à família. “Vou parar porque estou com 61 anos, há 33 anos tocando bailes. Do que adianta ter um caminhão de dinheiro? Vou passear com minha mulher, fazer o que não fiz”, disse em entrevista ao Repórter Farroupilha.
Formado em técnicas agrícolas, Porca sonhava em ser médico veterinário. Chegou a cursar três anos do curso de administração de empresas, mas desistiu. Optou mesmo pela carreira de músico. “Acho que foi Deus quem me disse: larga tudo isso de mão e vai tocar gaita”, afirma o gaiteiro, que aprendeu a executar a primeira música aos seis anos, estimulado pelos Irmãos Bertussi. “Queria ser igual aos Bertussi, queria ser como eles, é uma escola que sigo até hoje” diz o gaiteiro.
Com 19 CDs (dois de ouro) e dois DVDs, Porca se diz ressentido com boatos de que estaria com câncer. O escritório dele recebe cerca de dez telefonemas por dia, de fãs e contratantes preocupados com a suposta doença. Está, inclusive, processando uma emissora de rádio da Serra que transmitiu a falsa informação. Porca, na verdade, sofre de diabetes, outra razão para abandonar a carreira e cuidar mais de sí mesmo.
Com agenda toda até o final do ano, o gaiteiro tocará seu último baile em Guarapuava, no Paraná, no dia 22 de dezembro. O grupo Cordeona seguirá animando fandangos pelo Brasil afora, só que com outro gaiteiro, que será o parceiro de Fernando Montenegro no palco.
Grande Porca Véia, o Rio Grande te agradece por tudo o que tem feito e que, de alguma forma, continuará fazendo pela cultura gaúcha!
Colaboração: Hilton Luiz Araldi
Fonte: Blog G1 Repórter Farroupilha - Giovani Grizotti e Blog do Léo Ribeiro
Nenhum comentário