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Porque os festivais perderam o rumo ?!

Na época áurea dos festivais nativistas, chegamos a ter 96 eventos num ano no Rio Grande do Sul. Destes encontros de cantoria surgiram va...


Na época áurea dos festivais nativistas, chegamos a ter 96 eventos num ano no Rio Grande do Sul. Destes encontros de cantoria surgiram valores artísticos que despontaram com afinco para a musicalidade regional gaúcha dando origem ao chamado Movimento Nativista.

A Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana, surgida em dezembro de 1971, foi a pioneira, ícone e palco ambicionado por todo músico destas paragens. Hoje, atolada em dívidas, a Califórnia é uma boa lembrança e deixou registrado para a história discográfica, verdadeiros clássicos musicais. Comenta-se que em dezembro de 2013 ela voltará em dose dupla, com as edições 37ª e 38ª. Torcemos para que isto aconteça.

O que se vê, atualmente, são resquícios de um tempo bom, onde alguns festivais peleiam só com o cabo da faca para manterem-se em atividade.

E o por quê desta evasão musical festivaleira?

Tentamos encontrar um motivo, mas estes são vários. Em nossa opinião (e pode estar errada), as razões que levaram a maioria de nossos festivais à enfermidade são estes:´

Em tempo: Há festivais que devido a um esforço comunitário, superam todos os itens relacionados abaixo.

1 – FADIGA MUSICAL: A partir de um certo período, as novidades acabaram. A temática tornou-se repetitiva e, em conseqüência, cansativa. Há 10 anos fui jurado do Carijo de Palmeira das Missões. Na semana passada voltei por estas plagas na condição de concorrente. Me pareceu que, musicalmente, a década passou num piscar de olhos pois quase tudo se repete: Os cantos de louvação a Palmeira, o histórico da erva-mate, o homem missioneiro, ou seja, tudo já foi cantado e decantado dezenas de vezes.

2 – FALTA DE VISÃO CULTURAL DOS ADMINISTRADORES PÚBLICOS: Muitos eventos deixam de acontecer porque troca a administração municipal e os novos governantes não tem visão cultural. Não sabem da importância e do retorno que um evento bem feito traz para sua comunidade. Muitas vezes o festival transcende o nome da própria cidade, mas isto não é visto por quem governa.

3 – PANELAS: Muitos festivais ficaram mal falados devido às panelas, aos grupelhos que se formaram, muito em função das regiões e das afinidades musicais. Este apadrinhamento entre jurados e concorrentes originou um descrédito muito grande.

4 – FALTA DE SERIEDADE DE ALGUNS PRODUTORES CULTURAIS: Quantos e quantos eventos aconteceram onde os participantes deixaram de receber os valores a que faziam jus? Daria para escrever um livro sobre este tópico.

5 – DIFICULDADE DE APROVAÇÃO DE PROJETOS: A Lei de Incentivo a Cultura (Estadual) e a  Lei Rouanet (Federal), com certa razão, tornam burocráticas as aprovações de projetos culturais. Depois que foram descobertas algumas "benevolências" na L I C, a coisa piorou.

6 – DIFICULDADE NA BUSCA DE PATROCÍNIO: Mesmo tendo seus projetos aprovados, os produtores encontram uma imensa dificuldade junto às empresas na busca de patrocínio, ainda que os valores destinados ao festival sofram abatimento no imposto de renda, ou seja, quem patrocina a arte não perde, mesmo assim, não libera... 

7 – O FESTIVAL MORRE NA SEGUNDA: Não existe um trabalho de divulgação há longo prazo extraindo os frutos de um festival. Ele começa na sexta e morre na segunda.

8 – OS REGISTRO DISCOGRÁFICOS (CDs) DOS FESTIVAIS NÃO CIRCULAM:  Ao contrários de obras de conjuntos que trabalham seus discos todo o fim de semana, os registros musicais dos festivais são engavetados, não circulam e, neste jogo, verdadeiras obras-primas musicais morrem praticamente desconhecidas do público que não compareceu ao evento. Estou tentando conseguir o CD do último evento que participei mas ainda não tive notícia de sua existência.  


AINDA SOBRE OS FESTIVAIS

 Grande Amigo Léo Ribeiro:

A tua postagem sobre a decadência dos festivais, foi muito boa. Mas como é que tem festivais que dão certo, e que se repetem ? A Coxilha, a Seara, o Reponte, a Tafona são exemplos. Aqui na vizinha Sapucaia tem a Guianuba. São os que eu lembro assim na corrida. Mas devem ter mais. Como é que este pessoal consegue manter e realizar estes festivais? A propósito, o Rotary de São Leopoldo, realizou a uma semana atrás, o quarto Rotary em Canto. É um festival modesto, mas feito com muita garra e vontade por rotarianos idealistas do nosso nativismo. Pois eu enviei um artigo ao nosso jornal local, o VS, do grupo  Sinos, em que falo sobre os antigos festivais que foram realizados em São Leopoldo. Até o presente momento, o artigo não foi publicado. De qualquer forma, para tua curiosidade, eu te envio o mesmo.   Um abraço

UM FESTIVAL EM SÃO LEOPOLDO

No Sábado passado, 25/05/13, ocorreu em nossa cidade um festival de música nativista, mais precisamente o Quarto Rotary em Canto. Este evento ocorreu nas dependências do CTG Tapera Velha, com um grande e empolgado público a assisti-lo. Foi organizado com muita garra e dedicação pelo pessoal do Rotary. E toda esta determinação contagiou a todos os envolvidos, participantes, concorrentes e ao público que lá compareceu.  Os trabalhos apresentados no palco, anunciados pela competente Maria Luiza Benitez, foram de alto nível, dificultando muito a tarefa dos jurados. E ao final, a festa e a euforia dos vencedores, e também o caloroso aplauso dos que não foram premiados. Enfim, uma festa completa. Parabéns aos responsáveis pela organização.

E ao final de tudo, fico a pensar sobre os nossos antigos e saudosos festivais, que movimentavam e muito a nossa cidade.  Porque não temos novamente um grande festival nativista em São Leopoldo?  O que está faltando para isto acontecer? Nossa cidade tem uma grande movimentação nativista, com inúmeros CTGs, piquetes e grupos tradicionalistas. Na semana farroupilha, a cidade organiza dois acampamentos!

Será que não temos um potencial econômico suficiente, para captar patrocínios a um evento desta natureza?  Vejam o exemplo da nossa vizinha Sapucaia do Sul, que consegue fazer com muita competência um grande festival, a Guyanuba da Canção Nativa.

Mas o Rotary em Canto, continua  a suprir este vácuo na nossa cultura. É um festival modesto sim, mas que a cada ano se agiganta mais, graças à força e empenho de seus organizadores.

Rui Gressler

Nota do Blog do Léo Ribeiro: É aquilo que falei, amigo Rui. Tem alguns festivais que superam todos estes inconvenientes que relacionei. Não é uma regra. Mas para quem já teve 96 eventos ao ano, hoje não passamos de 20. Muitos acontecem num ano, depois ficam três ou quatro edições sem serem realizados, são adiados constantemente, criam incertezas...  Tu mesmo relatas que não há um grande festival nativista em São Leopoldo.... E a Feitoria?
Eu sou um defensor dos festivais e coordenei por quatro edições o Ronco do Bugio, de São Francisco de Paula e sei das dificuldades de se por em prática um evento deste porte. Minha crítica é com a intenção de construir, mas, infelizmente, são constatações que fiz.
Lembro que a ACOFEN realizava um penoso mas belo trabalho.
Gostei de tua matéria e vou postá-la, se me permitires.
Grande Abraço, meu mano velho.
Léo Ribeiro


Fonte: Blog do Léo Ribeiro

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