Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Rock de Galpão abre o mês dos gaúchos no Teatro Renascença

Espetáculo que acontece no dia 1º de setembro apresenta novos arranjos para clássicos da música regional No dia 1º de setembro, às 20...


Espetáculo que acontece no dia 1º de setembro apresenta novos arranjos para clássicos da música regional

No dia 1º de setembro, às 20h, o Rock de Galpão apresenta mais uma vez em Porto Alegre seu segundo DVD – Rock de Galpão – Volume II: Ao Vivo nas Missões, dessa vez no Teatro Renascença. Os ingressos já estão à venda nas Lojas Pastel com Borda (confira o serviço completo abaixo).
O Rock de Galpão explora a riqueza e a diversidade sonora da música regional do Rio Grande do Sul, criando versões contemporâneas que mesclam o rock and roll, a música oriental, o blues, o folk, além de outros ritmos brasileiros e africanos como a milonga, o xote, o chamamé e a linguagem poética dos pampas. Nesta nova fase, o Rock de Galpão agregou elementos inéditos à sua música e produziu arranjos para clássicos como Milonga para as Missões, Recuerdos da 28, Desgarrados, Canto dos Livres, Amigo Punk, Eu Reconheço Que Sou Um Grosso e Os Homens de Preto, entre outras.
O projeto é conduzido pela banda Estado das Coisas, formada por Tiago Ferraz (voz e guitarra), Rafa Schuler (guitarra e vocais), Guilherme Gul (bateria), Alexandre “Mestre Kó” Gaiga (teclados e vocais), Paulinho Cardoso (acordeon) e Gustavo Viegas (contrabaixo), além do convidado especial Diablo Jr., percussionista que faz um show à parte com suas boleadeiras).
Grandes autores como Lupicínio Rodrigues, Vitor Ramil, Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, Mário Barbará, Nico e Bagre Fagundes, Elton Saldanha, Luiz Coronel, Almôndegas, Apparicio Silva Rillo, Atahualpa Yupanqui, Gildo de Freitas e Cenair Maicá, entre outros, compõem o repertório do Rock de Galpão. O primeiro DVD foi gravado em Caxias do Sul, em 2010, com o cantor e compositor Neto Fagundes. O projeto – batizado por Bagre Fagundes e abençoado por Paixão Côrtes, Luis Carlos Borges e Nico Fagundes – foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música neste mesmo ano.
Hique Gomez (Tangos & Tragédias e TãnTango), diretor artístico do DVD e do espetáculo, cunhou o termo Hiperpampa para definir a proposta musical do Rock de Galpão: “O Hiperpampa é um conceito aberto para o diálogo universal, com influência de todo um passado cultural, mas de frente para o hiperespaço. Na tarefa de revolver o repertório de clássicos do cancioneiro gaúcho, o Rock de Galpão descobriu novas formas de cantar o amor à terra e preservar o folclore, confirmando sua influência sobre as outras formas. São excelentes músicos, capazes de entender sua natureza e se situar no seu tempo de forma adequada”, afirma o maestro. E completa: “Essa é uma fusão que cedo ou tarde traria à tona um formato original de expressão do povo de um lugar”.

Serviço
Show Rock de Galpão - Volume II: Ao Vivo nas Missões
Dia 1º de setembro, terça-feira, às 20h, Teatro Renascença
Av. Érico Veríssimo, 307 - Azenha, Porto Alegre/RS.

Ingressos
R$ 30,00 (inteira) | Meia-entrada para estudantes e idosos devidamente identificados.
Pontos de venda: Loja Pastel com Borda
Cristóvão Colombo, 245 | Fernandes Vieira, 454 | Lima e Silva, 449.
No dia do show, os ingressos estarão à venda na bilheteria do teatro a partir das 18h.

Classificação: Livre para todos os públicos
Duração: 120min aproximadamente

Apoio: Pastel com Borda, Rádio Putzgrila, Yoshi Sushi, Prefeitura de Porto Alegre - Secretaria da Cultura e Coordenação de Música de Porto Alegre.
Realização: Válvula de Escape Produções Artísticas.


O projeto

Rock de Galpão é um projeto especial da banda Estado das Coisas que mescla as sonoridades regionais do Sul do país com as mais contemporâneas e universais formas de fazer música.
O grupo explora o legado musical deixado ao cancioneiro gaúcho pelas culturas espanhola, africana e indígena, entre outras tantas que formam o Rio Grande do Sul. Dessa forma, o projeto contribui para a pesquisa, o resgate e a valorização da cultura, aproximando o público da diversidade de ritmos como a milonga, o xote e o chamamé, e da linguagem poética, característica da região.
Grandes autores como Lupicínio Rodrigues, Vitor Ramil, Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, Mário Barbará, Nico e Bagre Fagundes, Elton Saldanha, Luiz Coronel, Almôndegas, Apparicio Silva Rillo, Atahualpa Yupanqui, Gildo de Freitas e Cenair Maicá, entre outros, compõem o repertório do Rock de Galpão.
A proposta musical do Rock de Galpão é definida pelo diretor artístico do projeto, Hique Gomez, como Hiperpampa: um conceito aberto para o diálogo universal, com influência de um passado cultural, mas de frente para o hiperespaço.
O grupo foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música em 2010 e gravou seu segundo DVD em abril de 2014. Rock de Galpão - Volume II: Nas Missões é o registro do show que aconteceu em frente à Catedral Angelopolitana – monumento histórico da cultura da região missioneira.

DVD Rock de Galpão Volume II: Ao Vivo nas Missões
O DVD Rock de Galpão Volume II: Ao Vivo nas Missões é o registro do show que aconteceu no dia 21 de abril de 2014 na cidade de Santo Ângelo, em frente à Catedral Angelopolitana, monumento histórico da cultura missioneira. A banda Estado das Coisas recebeu no palco grandes nomes da música regionalista como Elton Saldanha, Neto Fagundes e Mário Barbará, além do diretor do espetáculo Hique Gomez. O show contou também com as participações especiais de Diablo Jr. (boleadeiras e bomboleguero) e do percussionista pernambucano Reppolho. A Catedral foi o elemento principal no cenário, servindo de suporte para projeções que geraram um espetáculo de luzes e imagens, criadas por Claudio Ramirez e equipe.
O DVD traz, ainda, um documentário que registra momentos de ensaio da banda em uma fazenda de Santo Antônio da Patrulha, a elaboração dos arranjos, a obra do artista plástico paulista Mai Bavoso (que cria telas inspiradas no projeto desde 2010), depoimentos de músicos que participam do Festival da Barranca (que ocorre há 43 anos na cidade de São Borja), a visita da banda às ruínas de São Miguel e a preparação para o show em Santo Ângelo.
A banda Estado das Coisas
A banda Estado das Coisas é formada por Tiago Ferraz (voz e guitarra), Rafa Schuler (guitarra e vocais), Guilherme Gul (bateria), Alexandre “Mestre Kó” Gaiga (teclados e vocais), Paulinho Cardoso (acordeon) e Gustavo Viegas (contrabaixo).
A Estado das Coisas surgiu em 1993, na região das Missões, e desde então vem atuando em todo o sul do Brasil. A banda destaca-se pelo seu ecletismo, misturando o rock, o reggae, o funk-soul e o pop com uma “pegada” forte e de personalidade.

Discografia:
“Interior” (1993) - Independente
“Estado das Coisas” (1997) - Gravadora Atração/SP
“Classe B” (2000) - Independente
“Entre e o Olho e a Garganta” (2003) - Gravadora Antídoto/RS
“Rock de Galpão” (2007) – Independente
“Rock de Galpão Ao Vivo” (2010) – CD/DVD – Independente
“Estado das Coisas” (2012) – Independente (Prêmio Açorianos de Música 2012, “Melhor Disco Pop”)
“Rock de Galpão Volume II: Ao Vivo nas Missões” (2014)


Para clipes e outros vídeos - YouTube: http://is.gd/rockdegalpao
Facebook: http://is.gd/FacebookRockdeGalpao
Twitter: https://twitter.com/rockdegalpao
Instagram: @rockdegalpao

Redes sociais:
(facebook) rockgalpao | (youtube) rockdegalpao | (instagram) @rockdegalpao

Válvula de Escape Produções Artísticas
E-mail: contato@valvuladeescape.com.br | Telefones: (51) 3084.4101 | (51) 9423.8240
Colaboração: Imprensa Válvula de Escape

Nenhum comentário