Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Semana de aniversário de Porto Alegre contará com mais de 100 atrações culturais

Livros da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães farão parte da exposição sobre 244 anos de Porto Alegre| Foto: Guilherme Santos/S...

Livros da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães farão parte da exposição sobre 244 anos de Porto Alegre| Foto: Guilherme Santos/Sul21


Da Redação*

De 26 de março a 3 de abril, Porto Alegre recebe extensa programação de dança, música, artes visuais, literatura, circo, entre outras atividades, em comemoração aos seus 244 anos. Com o tema “Viva o que Porto Alegre tem de melhor”, esta é a 57ª vez que a capital gaúcha celebra seu aniversário com atrações culturais. O prefeito José Fortunati divulgou a programação durante coletiva de imprensa na última terça-feira (15).

“Porto Alegre é uma das capitais mais jovens do país e mostra que não ficou parada no tempo, sendo referência para o mundo em democracia participativa e cidade da participação popular. Não podemos deixar de celebrar e viver a nossa cidade”, afirmou Fortunati. Ele também destacou que a intenção é consolidar a semana como um grande marco cultural da cidade. “A Semana de Porto Alegre deverá ser, em um futuro não tão distante, o momento mais glorioso desta cidade, com uma programação rica que atraia turistas, fomente a economia e com atrações cada vez mais qualificadas”, ressaltou o secretário da cultura, Roque Jacoby.

A Semana contará com sete apresentações de teatro, 25 atividades musicais, 20 de cinema, 18 de literatura, duas de dança (Maratona e Maratoninha) e 17 atividades de fotografias, entre museus, exposições e oficinas. Os destaques da programação são o 23º Salão Internacional de Desenho para Imprensa (Sidi), na Usina do Gasômetro, e as 24 horas de Cultura no sábado (26) e domingo (27). Dentre a programação das 24 horas, está a Maratona de Dança, a partir das 17h no Auditório Araújo Vianna, com entrada gratuita a partir de distribuição de senhas.
 
 Prefeito apresentou programação da semana na última terça-feira (15) | Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Dentre as exposições, há duas sobre a história da capital gaúcha. No Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, acontece a partir do dia 26 a mostra “244 anos de Porto Alegre: A cidade em imagens e livros”, enquanto no Museu Joaquim Felizardo estará a exposição fotográfica “Porto Alegre Ontem e Hoje”, ambas com entrada gratuita.

Há ainda atividades que destacam a cultura, herança e história africana na cidade. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, acontece a oficina “Vivência de Tambores: Sopapo, Candombe e Batuque de Nação Oyó Idjexá com visita guiada à exposição” do museu Joaquim Felizardo; enquanto no segundo sábado de programação (2 de abril) a população poderá participar do percurso cultural, histórico e educativo aos “Territórios Negros com Arte”, cujo ponto de encontro é no Largo Zumbi dos Palmares. No último dia da Semana, a Usina do Gasômetro recebe o “Domingo Negro”, com oficinas, apresentações de música, artes plástica, dança, cinema e Feira Afroempreendedora.

A programação traz ainda grandes nomes da música nacional para se apresentar na cidade, como Elza Soares, que chega à capital gaúcha com a turnê “A mulher no fim do mundo”, na sexta-feira (1º), no Teatro do Bourbon Country. Roberto Carlos também virá a Porto Alegre, na quinta-feira (31), no Araújo Vianna. A Virada Sustentável, que reúne cultura e preocupação com o meio-ambiente, começa também na sexta, com diversas atrações.

No cinema, o aniversário da Cinemateca Capitólio conta com extensa programação, assim como a Mostra de Filmes Argentinos na Sala P. F. Gastal. Nas artes Cênicas, o destaque vai para a Farra de Teatro, na Usina do Gasômetro, além da programação de artes circenses no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues. Confira aqui a programação completa.

Programação conta com exposições de livros e imagens sobre a história da capital gaúcha | Foto: Guilherme Santos/Sul21


Fonte: portal Sul21