João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes nascido em Santana do Livramento, fronteira seca do Rio Grande do Sul com Rivera (Uruguai), em 12 ...
João
Carlos D'Ávila Paixão Côrtes nascido em Santana do Livramento,
fronteira seca do Rio Grande do Sul com Rivera (Uruguai), em 12 de
julho de 1927, é Engenheiro Agrônomo, folclorista, radialista e
dedicado pesquisador da cultura, hábitos e costumes populares do Rio
Grande do Sul e do Brasil, os quais registrou em dezenas de publicações
e discos.
Formado em Agronomia, teve sua vida profissional ligada a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul onde desenvolveu trabalhos ligados a Ovinotecnia, em destaque a introdução da tosquia australiana e a tipificação de carcaças.
Em 1947, liderou os estudantes que fundaram o Departamento de Tradições Gaúchas do Grêmio Estudantil do Colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre, célula-mater do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Formado em Agronomia, teve sua vida profissional ligada a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul onde desenvolveu trabalhos ligados a Ovinotecnia, em destaque a introdução da tosquia australiana e a tipificação de carcaças.
Em 1947, liderou os estudantes que fundaram o Departamento de Tradições Gaúchas do Grêmio Estudantil do Colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre, célula-mater do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Esse
núcleo estudantil foi o centro agregador para um grupo de jovens que
protagonizaram pioneiramente momentos marcantes na história do
tradicionalismo. Ele e sete companheiros, trajados e montados
tipicamente à gaúcha, algo inédito na época, formou o "Piquete da
Tradição" que desfilou, em Porto Alegre, fazendo a guarda de honra da
urna funerária dos restos mortais do general farroupilha Davi Canabarro.
Este Departamento criou, durante a primeira Ronda Crioula, uma série de solenidades culturais e cívicas que deram origem aos símbolos da Chama Crioula e do Candeeiro Crioulo, e inspirou a criação da Semana Farroupilha.
Este Departamento criou, durante a primeira Ronda Crioula, uma série de solenidades culturais e cívicas que deram origem aos símbolos da Chama Crioula e do Candeeiro Crioulo, e inspirou a criação da Semana Farroupilha.
Participou
ativamente do grupo, onde estavam presentes Barbosa Lessa e Glaucus
Saraiva, que fundou o “35 Centro de Tradições Gaúchas”, o primeiro CTG,
compondo a primeira diretoria como Patrão de Honra.
Estima-se que existam mais de 4.000 entidades gauchescas de diferentes constituições (CTGs, piquetes, grupos de danças, conjuntos musicais, etc) que congregam cerca de cinco milhões de pessoas no Rio Grande do Sul, em quase a totalidade dos estados do Brasil, e em diversos paises da Europa, da América do Norte, e da Ásia.
Seu trabalho foi reconhecido pelo povo do Rio Grande do Sul, ao ser escolhido por voto espontâneo, como um dos “Vinte Gaúchos que Marcaram o Século XX” , colocando-o entre exponenciais figuras como Getúlio Vargas, Osvaldo Aranha, João Goulart, Érico Veríssimo, Mário Quintana, Barbosa Lessa e outras personalidades.
Estima-se que existam mais de 4.000 entidades gauchescas de diferentes constituições (CTGs, piquetes, grupos de danças, conjuntos musicais, etc) que congregam cerca de cinco milhões de pessoas no Rio Grande do Sul, em quase a totalidade dos estados do Brasil, e em diversos paises da Europa, da América do Norte, e da Ásia.
Seu trabalho foi reconhecido pelo povo do Rio Grande do Sul, ao ser escolhido por voto espontâneo, como um dos “Vinte Gaúchos que Marcaram o Século XX” , colocando-o entre exponenciais figuras como Getúlio Vargas, Osvaldo Aranha, João Goulart, Érico Veríssimo, Mário Quintana, Barbosa Lessa e outras personalidades.
Nacionalmente
foi distinguido, pelo, então, Presidente da República Fernando Henrique
Cardoso, com a Comendo da “Ordem ao Mérito Cultural”, por serviços
prestados à cultura brasileira.
Do Governo do Estado do Rio Grande do Sul recebeu a "Medalha Negrinho do Pastoreio", como reconhecimento por serviços prestados à cultura, e a "Medalha Assis Brasil", em destaque por seu trabalho em prol da agropecuária.
Por sua atuação nos mais diversos segmentos, igualmente recebeu significativas homenagens e distinções, por diferentes entidades das áreas de ensino, da cultura, das artes, da literatura, das representações governamentais, da agropecuária, da economia, da religiosidade e da representação popular. Igualmente, empresta seu nome a Museu, a CTG, a praça, e a premiações em distintos municípios gaúchos.
Do Governo do Estado do Rio Grande do Sul recebeu a "Medalha Negrinho do Pastoreio", como reconhecimento por serviços prestados à cultura, e a "Medalha Assis Brasil", em destaque por seu trabalho em prol da agropecuária.
Por sua atuação nos mais diversos segmentos, igualmente recebeu significativas homenagens e distinções, por diferentes entidades das áreas de ensino, da cultura, das artes, da literatura, das representações governamentais, da agropecuária, da economia, da religiosidade e da representação popular. Igualmente, empresta seu nome a Museu, a CTG, a praça, e a premiações em distintos municípios gaúchos.
Convidado
pelo consagrado escultor Antônio Caringi, em 1954, Paixão Côrtes teve a
honra de posar, com suas roupas campeiras e laço de 14 braças, para o
artista esculpir a estátua do "O Laçador", que inicialmente foi
colocada em gesso na exposição em comemoração do IV Centenário de São
Paulo. Em 1958, a obra escultural eternizada em bronze, foi erguida em
praça pública à entrada de Porto Alegre, sendo deslocada, em 2007, para
o "Sitio do O Laçador".
Recentemente, sua Sant'Ana do Livramento homenageou-o com obra estatutária de Sérgio Coirolo, colocada na entrada da cidade, saudando o visitante da fronteira.
Paixão Côrtes, que iniciou suas pesquisas folclóricas junto com Barbosa Lessa ainda no final da década de 40, desenvolveu um notável trabalho de "garimpagem" junto ao genuíno homem do campo por perdidos rincões do estado gaúcho. No transcorrer do tempo, necessitou custear, as expensas próprias e sem auxílio de qualquer órgão governamental, os filmes, as fitas magnéticas e os equipamentos - gravadores, filmadoras, e máquinas fotográficas, utilizados para registrar um fértil manancial da cultura popular gauchesca.
Recentemente, sua Sant'Ana do Livramento homenageou-o com obra estatutária de Sérgio Coirolo, colocada na entrada da cidade, saudando o visitante da fronteira.
Paixão Côrtes, que iniciou suas pesquisas folclóricas junto com Barbosa Lessa ainda no final da década de 40, desenvolveu um notável trabalho de "garimpagem" junto ao genuíno homem do campo por perdidos rincões do estado gaúcho. No transcorrer do tempo, necessitou custear, as expensas próprias e sem auxílio de qualquer órgão governamental, os filmes, as fitas magnéticas e os equipamentos - gravadores, filmadoras, e máquinas fotográficas, utilizados para registrar um fértil manancial da cultura popular gauchesca.
Deste
trabalho com pesquisador no nosso estado, em outros estados
brasileiros, e em diversos paises da América Latina e da Europa,
resultou um acervo de milhares de slides, de centenas de fitas
gravadas, de horas de filmes em super 8 e em VHS, de raros registros
fonográficos da "Casa A Eléctrica" pioneira produtora do selo
gramofônico "Discos Gaúchos", e de inúmeros documentos sobre os hábitos
e costumes rio-grandenses.
Tendo como foco a divulgação deste material, colaborou com diversos artigos para jornais e revistas, apresentou teses aprovadas em Congressos Tradicionalistas e de Pesquisadores da Música Brasileira, palestrou em simpósios e encontros culturais, participou de programas de rádio e televisão, colaborou com documentários, entre outras atividades culturais.
Tendo como foco a divulgação deste material, colaborou com diversos artigos para jornais e revistas, apresentou teses aprovadas em Congressos Tradicionalistas e de Pesquisadores da Música Brasileira, palestrou em simpósios e encontros culturais, participou de programas de rádio e televisão, colaborou com documentários, entre outras atividades culturais.
Profissionalmente
realizou cursos sobre tradição, folclore e danças tradicionais, ensinou
professores em especializações em faculdades, realizou espetáculos de
danças, e como radialista utilizou seus programas de rádio, ao longo
de quatro décadas para propagar seus estudos e para oportunizar espaço
para manifestação da cultural popular do homem do campo.
Desenvolveu nas últimas décadas, o Projeto MOGAR - Momento Gauchesco Artistico-Cultural Rio-grandense, no qual editou, com textos e fotos do seu acervo pessoal, cerca de quatro dezenas de livros, opúsculos, folhetins, e folders, num total de 350 (trezentos e cinquenta) mil publicações que estão sendo distribuídas gratuitamente para enriquecimento cultural de bibliotecas públicas, de entidades educacionais, de Centros de Tradições Gaúchas, de Grupos Artísticos, de escolas, e de diversos grupos propagadores da cultura gauchesca.
Desenvolveu nas últimas décadas, o Projeto MOGAR - Momento Gauchesco Artistico-Cultural Rio-grandense, no qual editou, com textos e fotos do seu acervo pessoal, cerca de quatro dezenas de livros, opúsculos, folhetins, e folders, num total de 350 (trezentos e cinquenta) mil publicações que estão sendo distribuídas gratuitamente para enriquecimento cultural de bibliotecas públicas, de entidades educacionais, de Centros de Tradições Gaúchas, de Grupos Artísticos, de escolas, e de diversos grupos propagadores da cultura gauchesca.
Assim,
em 70 anos de múltiplas atividades, Paixão Côrtes, sempre foi um
tropeiro cultural. Se em um momento estava em terras européias cantando
e dançando a alma da sua terra, em outro estava pesquisando e
resgatando as manifestações autócne do povo sulino, para, em seguida,
estar transmitindo e divulgando-as pelos diversos rincões do Brasil,
contribuindo, assim, definitivamente na formação da identidade do
gaúcho riograndense.
Chegando aos 90 anos de idade, decidiu recolher-se na intimidade do convívio familiar. Vai dar uma pausa na sua atuação como homem público pois os anos de tropeada lhe causaram desgastes de saúde. Já não consegue atender igualmente a todas as demandas e não quer preterir ninguém, mas precisa se fortalecer. Espera que compreendam sua decisão.
A sua figura pública sempre foi agente de uma ideia, que foi plantada em solo fértil, e propagou nas novas gerações. Que estas sejam responsáveis pelos novos frutos.
Chegando aos 90 anos de idade, decidiu recolher-se na intimidade do convívio familiar. Vai dar uma pausa na sua atuação como homem público pois os anos de tropeada lhe causaram desgastes de saúde. Já não consegue atender igualmente a todas as demandas e não quer preterir ninguém, mas precisa se fortalecer. Espera que compreendam sua decisão.
A sua figura pública sempre foi agente de uma ideia, que foi plantada em solo fértil, e propagou nas novas gerações. Que estas sejam responsáveis pelos novos frutos.
Ele
segue observando, organizando e enriquecendo seu extenso acervo
documental de pesquisas. O Tropeiro da Tradição agora segue "a
despacito" no ritmo do seu tempo, a trançar outros tentos.
Agradece a todos, as mais diferentes manifestações de carinho que continua recebendo.
Porto Alegre, 02 de julho de 2017.
Carlos C Paixão Côrtes (filho de J. C. Paixão Côrtes)
Fonte: blog do Rogério Bastos
Agradece a todos, as mais diferentes manifestações de carinho que continua recebendo.
Porto Alegre, 02 de julho de 2017.
Carlos C Paixão Côrtes (filho de J. C. Paixão Côrtes)
Fonte: blog do Rogério Bastos
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