Por: Israel Lopes Li e transcrevo a página 12, da FOLHA DE SÃO BORJA, de 26/07/2017, sobre essa notícia em que o Instituto Histórico R...
Por: Israel Lopes
Li e transcrevo a página 12, da FOLHA DE SÃO BORJA, de 26/07/2017, sobre essa notícia em que o Instituto Histórico Rio-Grandense pede apoio ao processo de canonização de SEPÉ TIARAJU.
Segundo a matéria, o pedido de canonização do índio guarani Sepé Tiaraju, já tramita no Vaticano. O Presidente do Instituto Histórico Rio-Grandense, PROFESSOR MIGUEL DO ESPÍRITO SANTO é um operoso defensor da Memória Cultural do nosso Estado e, juntamente, com os demais imbuídos nessa empreitada, com certeza, encontrarão muitos apoios. Pois a figura de Sepé é importantíssima para a nossa HISTÓRIA MISSIONEIRA. Eu me lembro, quando o grande e saudoso NOEL GUARANY invocava, em suas composições, a importância desse HERÓI e MÁRTIR GAÚCHO.
Hoje, um dos HERÓIS DA PÁTRIA! Veja, amigo, historiador Ramão Aguilar, tu que, juntamente com o nosso também historiador são-borjense FERNANDO O.M. O'DONNELL vêm escrevendo um trabalho sobre o também índio guarani ANDRÉS GUACURARÍ y ARTIGAS. Este, filho de São Borja, enquanto Sepé Tiaraju existe uma disputa entre São Luiz Gonzaga e Santo Angelo, sobre a sua origem natal.
Fonte: blog do Léo Ribeiro
Nenhum comentário