Darcy Fagundes e Dimas Costa, na apresentação do programa Grande Rodeio Coringa Ontem, dia 20, ao falarmos sobre o nascimento do poeta ...
Darcy Fagundes e Dimas Costa, na apresentação do programa Grande Rodeio Coringa
Ontem,
dia 20, ao falarmos sobre o nascimento do poeta e radialista Dimas
Costa, comentamos sobre o Grande Rodeio Coringa, programa de rádio que
marcou época em nosso Estado. Ainda criança, morando na Aratinga,
lembro que meu pai retirava a bateria do seu ônibus para colocar no
rádio e, família reunida m volta do rádio, escutarmos as trovas e
cantorias, tudo ao vivo.
Para aqueles mais novos que não conheceram tal programa radiofônico, publicamos abaixo um texto do nosso amigo, escritor e poeta Dr. Israel Lopes.
Coluna Regionalismo
Por ISRAEL LOPES
Advogado e Pesquisador da Música Regional
No artigo anterior, falei que no início do programa regionalista “Grande Rodeio”, os apresentadores foram Paixão e Dimas. No entanto, a participação do Dimas foi quando saiu o Paixão. Paixão Côrtes, em 1953 apresentou o “Festa no Galpão” na Rádio Farroupilha, que foi o primeiro programa gauchesco de auditório, onde se apresentavam pilchados, interpretando danças folclóricas. Então, na época, chegou a Porto Alegre, o paulista Octávio Augusto Vampré, para reestruturar a Rádio Farroupilha. Paixão Côrtes, diz no livro “Falando em Tradição & Folclore Gaúcho – Excertos Jornalísticos (1981):
“Tivemos, o privilégio de, a convite de nosso diretor artístico, Vampré, participar da estrutura definitiva de um novo programa, que foi lançado a 1º de maio de 1955, com nossa animação e de Darcy Fagundes, com o nome de Grande Rodeio Coringa”.
Darcy Fagundes, “O Gaúcho Vaqueano do Rádio”, participou desde o primeiro programa ao lado do Paixão, depois ao lado do Dimas e até o final ao lado do Luiz Menezes. Com a saída do Paixão, aí é que entra a participação do Dimas, no Grande Rodeio, a convite do próprio Darcy Fagundes, como esclarece o folclorista Antonio Augusto Fagundes, na matéria “A Verdade sobre o Grande Rodeio Coringa”, na ZH, de 15 de abril de 1989:
“ Aí ele mesmo lembrou de um moço de Bagé que redigia como free lancer uns textos para a emissora, onde entrava o gauchismo, uns versos crioulos, de vez em quando. Seu nome era Dimas Costa. (...). Nasceu, assim, a dupla Darcy Fagundes e Dimas Costa, que durou muito pouco: em seguida, o Maurício Sobrinho chamou o Paixão (Maurício tinha comprado a Rádio Gaúcha e queria botar no ar um programa no horário do Grande Rodeio Coringa e à altura daquele da rádio rival, a Farroupilha)”.
Com a ida de Paixão para a Rádio Gaúcha, ele levou o Dimas e apresentaram o programa de auditório “Festança na Querência” (de 1957 a 1962) aos domingos, das 20 às 21 horas. Com a saída de Dimas, Antonio Augusto Fagundes, conhecia o compositor Luiz Menezes, que se apresentava no programa “Campereadas”, do Lauro Rodrigues, na Rádio Gaúcha, então sugeriu a Darcy Fagundes que o convidasse, na apresentação do Grande Rodeio Coringa, que depois passou a ser Grande Rodeio Farroupilha, também apresentado aos domingos, mas no horário das 21 às 22 horas. Foi, sem dúvida, o maior programa de auditório de todos os tempos no Rio Grande do Sul, por onde passaram os principais nomes da música regional gaúcha, da época, que iam surgindo até o final da década de 1970 enquanto o programa se manteve no ar.
Publicado no Jornal Armazém da Cultura de São Borja, edição de novembro de 2011.
Fonte: blog do Léo Ribeiro
Para aqueles mais novos que não conheceram tal programa radiofônico, publicamos abaixo um texto do nosso amigo, escritor e poeta Dr. Israel Lopes.
Coluna Regionalismo
Por ISRAEL LOPES
Advogado e Pesquisador da Música Regional
O GRANDE RODEIO
No artigo anterior, falei que no início do programa regionalista “Grande Rodeio”, os apresentadores foram Paixão e Dimas. No entanto, a participação do Dimas foi quando saiu o Paixão. Paixão Côrtes, em 1953 apresentou o “Festa no Galpão” na Rádio Farroupilha, que foi o primeiro programa gauchesco de auditório, onde se apresentavam pilchados, interpretando danças folclóricas. Então, na época, chegou a Porto Alegre, o paulista Octávio Augusto Vampré, para reestruturar a Rádio Farroupilha. Paixão Côrtes, diz no livro “Falando em Tradição & Folclore Gaúcho – Excertos Jornalísticos (1981):
“Tivemos, o privilégio de, a convite de nosso diretor artístico, Vampré, participar da estrutura definitiva de um novo programa, que foi lançado a 1º de maio de 1955, com nossa animação e de Darcy Fagundes, com o nome de Grande Rodeio Coringa”.
Darcy Fagundes, “O Gaúcho Vaqueano do Rádio”, participou desde o primeiro programa ao lado do Paixão, depois ao lado do Dimas e até o final ao lado do Luiz Menezes. Com a saída do Paixão, aí é que entra a participação do Dimas, no Grande Rodeio, a convite do próprio Darcy Fagundes, como esclarece o folclorista Antonio Augusto Fagundes, na matéria “A Verdade sobre o Grande Rodeio Coringa”, na ZH, de 15 de abril de 1989:
“ Aí ele mesmo lembrou de um moço de Bagé que redigia como free lancer uns textos para a emissora, onde entrava o gauchismo, uns versos crioulos, de vez em quando. Seu nome era Dimas Costa. (...). Nasceu, assim, a dupla Darcy Fagundes e Dimas Costa, que durou muito pouco: em seguida, o Maurício Sobrinho chamou o Paixão (Maurício tinha comprado a Rádio Gaúcha e queria botar no ar um programa no horário do Grande Rodeio Coringa e à altura daquele da rádio rival, a Farroupilha)”.
Com a ida de Paixão para a Rádio Gaúcha, ele levou o Dimas e apresentaram o programa de auditório “Festança na Querência” (de 1957 a 1962) aos domingos, das 20 às 21 horas. Com a saída de Dimas, Antonio Augusto Fagundes, conhecia o compositor Luiz Menezes, que se apresentava no programa “Campereadas”, do Lauro Rodrigues, na Rádio Gaúcha, então sugeriu a Darcy Fagundes que o convidasse, na apresentação do Grande Rodeio Coringa, que depois passou a ser Grande Rodeio Farroupilha, também apresentado aos domingos, mas no horário das 21 às 22 horas. Foi, sem dúvida, o maior programa de auditório de todos os tempos no Rio Grande do Sul, por onde passaram os principais nomes da música regional gaúcha, da época, que iam surgindo até o final da década de 1970 enquanto o programa se manteve no ar.
Publicado no Jornal Armazém da Cultura de São Borja, edição de novembro de 2011.
Fonte: blog do Léo Ribeiro
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